Boletim Redecomep
Nº17 / 2009 – Março
[RNP, 08.04.2009]
Destaque
O destaque desta edição é a inauguração da
Rede Metropolitana de Goiânia (MetroGyn), marcada para 16 de abril, às 10h. A cerimônia será realizada no Anfiteatro dos Institutos de Informática e de Matemática e Estatística, no Campus Samambaia, da Universidade Federal de Goiás (UFG).
A MetroGyn tem 66 km de extensão e interligará 16 instituições: Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCGO); Faculdades Alves Faria (ALFA); Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (CEFET-GO); Companhia Energética de Goiás (CELG); Companhia de Pesquisa em Recursos Minerais (CPRM); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA); Instituto Nacional de Meteorologia e Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO); Prefeitura de Goiânia; Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás (SECTEC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Goiás (SENAC-GO); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-GO); Universidade Católica de Goiás (UCG); Universidade Estadual de Goiás (UEG); Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Centro Universitário de Goiás (Unigoiás).
Com o início das operações da MetroGyn, serão dez Redes Metropolitanas inauguradas. Atualmente, instituições de Ensino e Pesquisa das cidades de Belém, Brasília, Fortaleza, Florianópolis, Manaus, Macapá, Natal, São Paulo e Vitória já estão integradas redes avançadas implementadas pelo projeto Redecomep.
Supervisões
Na região Nordeste, as Redes Metropolitanas de
Aracaju (MetroAju – SE ) e
Campina Grande (PB) agendaram os treinamentos técnicos responsáveis pela operação de seus equipamentos. A capacitação dos profissionais acontecerá entre os dias 13 e 17 de abril e de 11 a 15 de maio, respectivamente. A etapa seguinte aos treinamentos é a instalação, configuração e testes dos switches, previstos para 27 a 30 de abril, em Sergipe, e para 25 a 29 de maio, na Paraíba. Assim que os testes forem encerrados, as inaugurações podem ser marcadas.
No Sudeste, a
Rede Metropolitana do Rio de Janeiro e a Rede Comunitária de São Carlos (Rede Sanca – SP) iniciaram a fase de elaboração de seus projetos executivos. No Sul, a
MetroPOA, Rede Metropolitana de Porto Alegre, encontra-se no mesmo estágio. Com a conclusão dos projetos executivos, as obras destas redes podem começar.
Na interiorização da Redecomep, as cidades de Pelotas, Ouro Preto e Campinas estão em fase de elaboração de projeto técnico de suas redes.
Stephanie Borges
RNP
08.04.2009