[RNP, 25.05.2011]
Destaques
Fase 1
No final de abril, foi concluída a compra dos cabos ópticos para implantação da Rede Metropolitana do Rio de Janeiro (RedeRio Metropolitana). Além disto, tiveram início as construções de dois trechos da rede, o Anel Zona Norte (em 25/4) e o Trecho MetroRio (em 16/5).
A novidade da Rede Metropolitana de Teresina (Rede Poti) fica por conta do fechamento do contrato com a Eletrobrás Distribuição Piauí (Cepisa), que irá ceder os postes para passagem dos cabos ópticos da rede.
Relacionamento
Em maio, foram assinados mais cinco Convênios de Cooperação Técnica (CCTs) com participantes de redes metropolitanas já inauguradas. Na Paraíba, assinaram as seguintes instituições participantes da Rede Metropolitana de Campina Grande (MetroCG): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ ); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)- unidade Algodão; Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PAQTC-PB ); e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB ). Em Goiás, assinou a Agência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Amtec), que integra a Rede Metropolitana de Goiânia (MetroGyn).
No dia 13/5, foi promovida uma reunião de sensibilização para formalização de Convênios de Cooperação Técnica (CTT) com as instituições participantes da Rede Metropolitana de Aracaju - MetroAJU. O encontro, que aconteceu na capital sergipana, foi aberto pelo pró-reitor de Administração da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Presidente do Comitê Gestor, José Manuel P. Alvelos, e por Dilton Dantas de Oliveira, Coordenador Técnico da rede MetroAJU e do Ponto de Presença da RNP em Sergipe (PoP-SE), e contou com a presença de representantes da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (unidade Tabuleiros Costeiros), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), e do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).