Criado o Comitê Gestor da Redecomep de Ouro Preto e Mariana
[RNP, 16.06.2009]
A criação do comitê gestor da Redecomep de Ouro Preto e Mariana (MG) foi oficializada no dia 22 de maio, na Reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A reunião contou com a presença de representantes das prefeituras dos dois municípios, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), além de membros do corpo docente da UFOP. O governo do Estado foi convidado a participar através de sua Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, no entanto, funcionários deste órgão não puderam comparecer.
O Comitê Gestor (CG) de uma Redecomep é integrado por dois representantes de cada uma das instituições signatárias do Memorando de Entendimentos com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), sendo um deles o titular e o outro suplente. Cabe ao dirigente máximo de cada instituição indicar os participantes do comitê.
Definido o CG da Redecomep de Ouro Preto e Mariana, os membros escolheram o professor da UFOP, Carlos Frederico Marcelo da Cunha e Cavalcanti, como presidente do comitê gestor . Durante a reunião, também foi escolhido o Comitê Técnico, que tem por objetivo apoiar a RNP nos processos de implementação da infraestrutura da rede. O comitê técnico será coordenado interinamente pelo professor Vitor Emmanuel Rodrigues de Araújo, da UFOP, até que o grupo se reúna novamente e eleja o coordenador técnico do projeto.
A rede comunitária de Ouro Preto e Mariana faz parte da expansão do projeto Redecomep para cidades do interior que abriguem, no mínimo, duas instituições de ensino e pesquisa. Além de Ouro Preto, estão previstas as construções de redes de alta velocidade nos municípios de Campinas (SP), Itajubá (MG), Pelotas (RS), Petrolina (PE), São José dos Campos (SP), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Niterói (RJ) e Petrópolis (RJ).
Stephanie Borges
RNP
16.06.2009